Riscos à população por falta de Manutenção
De acordo com dados preliminares, existem cerca de oito mil postos de combustíveis e derivados de petróleo no Estado, dos quais cerca de dois estão mil situados na Região Metropolitana de São Paulo. A obrigatoriedade de licenciamento ambiental para o comércio e distribuição de combustíveis e sistemas de armazenamento de derivados de petróleo deve-se ao fato de que grande parte desses estabelecimentos localizam-se em áreas densamente povoadas. Em caso de vazamentos, podem colocar em risco a população.
Dados da CETESB revelam que, nos últimos anos, houve um número significativo de ocorrências de vazamento de combustíveis, causados pela falta de manutenção de reservatórios e despreparo de profissionais. Um acidente pode causar explosões e incêndios, além de contaminação do ar, solo corpos d'água subterrâneos e superficiais.
De acordo com a Divisão de Tecnologia de Riscos Ambientais da CETESB, os vazamentos em postos de gasolina têm sido responsáveis por cerca de 10% de todas as emergências atendidas,. São 33 casos registrados 1997, 69 em 1998, 67 em 1999 e 54 em 2000 e 25 até setembro de 2001. Com o cadastramento, a CETESB terá informações precisas de quantos postos estão em operação e onde estão localizados. Dessa forma poderá realizar um amplo diagnóstico do atual estado dos seus equipamentos e instalações, para prevenir eventuais problemas de vazamento e exigir as providências necessárias.
Oi pessoal, parabéns pela ideia diferente e criativa de vcs, ficou bem legal e serve de apoio pra estudos futuros!
ResponderExcluirPS: Lidiane Cesario!